terça-feira, 17 de maio de 2022

Quando a LITERATURA,expõe!! Pensamentando por aqui ... Sobre o amor e amar.

     " Duvida da luz dos astros,

De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor."

William Shakespeare

"Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,

a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo."

Pablo Neruda

"Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão."

Carlos Drummond de Andrade

"Amor quando é amor não definha
E até o final das eras há de aumentar.
Mas se o que eu digo for erro
E o meu engano for provado
Então eu nunca terei escrito
Ou nunca ninguém terá amado."

William Shakespeare

"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento."

Vinicius de Moraes

"As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor."

Carlos Drummond de Andrade
*********************************************************Hoje,bem hoje,"ponhei reparo" numa mensagem ...( rsrs ... no caipirezzzz mesmo ...)E passou-me pela cachola,as quantas aulas ministradas,das importâncias literárias,como também,das gramaticais ...e de todos os recursos possíveis ao analisarmos um texto.E daí,povo ... resolvi colocar aqui primores poéticos.E também "largar a boca,irreverente" de sempre.Poeticamente,todos os textos sensibilizam-nos.Mas ...vamos falar em vivências e rumos das palavras AMOR ( Substantivo) e do AMAR,(Verbo).Coexistem.Fato.E há importâncias no amor e no amar.Cada qual,"personagem da vida",faz as suas verdades,no "consumo",conviniente,do sentir.E desculpem-me,os das modernidades,que usam o verbo amar,vezes,de forma banal,superficial,como se manifestassem um olá ou um foda-se!!!- T amo!(Rola fácil ... nos teclados,nas falas,por todo canto ...)Profundidades emocionais???Sem pré julgos ... mas tem gente,que mal nos conhece ... e já diz: Te amo!???????Vezes nos dizem: - te gosto.( E aí,pensamos,que o gostar é pouco .)Tá na "balança" o peso das palavras.Humanos somos, desajeitados nas palavras,nos sentimentos e muitas vezes,inconsequentes também.Amor ou amar é da responsabilidade e de liberdade  de cada um... mas não devem ser usados,superficialmente ... e, ludibrios,são condenáveis.Muita gente,por anseios ou expectativas,enrola-se,acreditando neste amor ou amar.Já vi sofrimentos,por aí ,por conta das "fakes",declarações.O AMAR tem de ser "LIMPO", e DE AMOR!!!!!Tata Junq

Sem comentários: