terça-feira, 6 de janeiro de 2009

S/ DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O QUE É A DEPENDÊNCIA QUÍMICA?

A Dependência Química é uma doença tratável, mas crônica, progressiva fatal se não for detida a tempo. Afeta o indivíduo em todos os níveis do funcionamento biopsicossocial, e mais a família como um todo. Prazer inicial do uso do álcool ou das outras drogas acaba em dor emocional. O uso, antes prazeroso, torna-se inevitável e aumenta gradualmente até que o indivíduo não consegue mais controlar o consumo. Aparecem transtornos nas áreas física, emocional, social, intelectual, profissional e escolar, associados a sentimentos de culpa, vergonha, raiva, medo e arrependimento, sendo o prazer cada vez menor e o sofrimento cada vez maior.
As suas características estão definidas pelo CID 10 da Organização Mundial de Saúde, assim como pela Associação Psiquiátrica Americana, através do DSM-IV - Manual de Diagnóstico Estatístico.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA?

Compulsão - é um desejo/necessidade praticamente incontrolável de beber ou consumir drogas. Atua na área Física/Emocional do indivíduo.

Obsessão - a finalidade da sua vida é só uma: consumir álcool ou drogas seja a que preço for, perdendo a capacidade para medir as conseqüências, minimizando-as através de racionalizações, negações, etc.
Perda de Controle: A partir do primeiro gole ou "sessão" o dependente deixa de controlar o uso da substância. Com a progressão da doença ele adapta a sua vida ao consumo da droga/s de escolha, perdendo a capacidade para desfrutar prazerosamente as vivências mais simples, sem estar sob o efeito da substância: "VIVE PARA CONSUMIR E CONSOME PARA VIVER"

QUAIS SÃO AS FASES DA DOENÇA?

Inicial: Alta tolerância. Poucos prejuízos físicos ou emocionais. O relacionamento com família, amigos, profissional ou escolar não é afetado. O consumo, mesmo reduzido, leva a uma sensação ilusória de prazer.

Intermediária: Quase sem se aperceber, aumenta o consumo de álcool ou das outras drogas para obter o efeito desejado. Se o indivíduo interrompe abruptamente o consumo de álcool ou outras drogas sente inevitavelmente sofrimento físico e emocional. É a chamada "Síndrome de Abstinência". Nesta fase a doença já está caracterizada, e por mais que o indivíduo deseje e queira controlar o uso ou parar de usar, o sofrimento físico e emocional da abstinência é tanto, que a torna impossível de ser mantida. Já precisa de ajuda técnico/profissional para fazê-lo.

Final: É a fase do isolamento. O indivíduo isola-se da família, amigos e colegas de trabalho para poder beber ou usar drogas. Normalmente abandona os estudos, deixa de progredir profissionalmente, chegando não raras vezes a perder o emprego e ter problemas policiais. As suas perdas e prejuízos são significativos. Sente-se irritado, tem atitudes agressivas, deixa de sentir prazer e alegria. Está sempre depressivo e só tem sofrimento. Se a doença não for detida, ele morrerá precocemente.

A dependência química é a doença da negação. Apesar de estar cheio de problemas em todas ou na maior parte das áreas da sua vida, o dependente sempre nega que tenha um problema e dificilmente aceita ajuda.
Técnicas terapêuticas de intervenção quebram a referida negação, levando o dependente e a família a procurar ajuda profissional para se tratar e entrar em recuperação, tornando-se um cidadão útil e produtivo através da abstinência do consumo de substâncias psico-ativas e da mudança de estilo de vida.
Este trabalho é feito com ajuda técnica de uma equipe multidisciplinar.

QUAIS AS SUBSTÂNCIAS QUE ALTERAM O ESTADO DE HUMOR E GERAM DEPENDÊNCIA? -

As mais comuns das 25 substâncias psico-ativas que alteram o estado de humor e provocam dependência, são as seguintes: Álcool, Psico-Fármacos, Alucinógenos, Cafeína, Heroína, Crack, Solventes (Colas), Nicotina, Cocaína, Cannabis, Haxixe, Ecstasy, Benzo-diazepínicos, Moderadores do Apetite.

COMO IDENTIFICAR UM POSSÍVEL CONSUMIDOR DE DROGAS OU ALCOOL? -

Verificando se há: Mudança brusca de comportamento. Isolamento da família. Irritabilidade sem motivo aparente. udança nos hábitos de dormir, alimentar-se, de higiene e vestuário. Quebra de rendimento escolar/profissional. Alteração do estado emocional (humor, euforia, depressão, insônia, etc.).

Mais informações: http://www.valedospinheiros.com.br/
Colaboração dos acadêmicos de Economia 2007 da Unioeste/Cascavel:
Ezequiel Schlichting
Douglas Patrick Cracco
Alexandre de Souza

Quer saber? Sou alcóolico?

“O alcoolismo não tem cura… Estou em recuperação, minha doença está estacionada. Nunca mais poderei beber. Não existe só um gole para um alcoolista… Estamos em tratamento para o resto da vida…” - Luiz Antônio, membro do AA Brasil.
Por Cristina A. Marques
O que destingue quem bebe socialmente, de quem está se tornando alcóolatra e de quem já é alcóolatra?
Segundo o doutor Winfred Overholser, superintendente do St. Elizabeth’s Hospital, em Washington, “…as linhas que separam os que bebem socialmente daqueles que estão se tornando alcóolatras e os que já são alcóolatras é difícel de ser definido pois o mecanismo biológico do alcoolismo ainda é incerto. O que sabemos com segurança é que está interrelacionado com questões pessoais de predisposição genética, saúde emocional e ambiente social. No entanto, em termos genericos, podemos afirmar, com pouca margem de erro, que:
a) O bebedor social - bebe ocasionalmente; não procura motivos para beber; para de beber quando sente que já atingiu seu limite; às vezes vai a alguma evento social e não bebe nada - mesmo com muitos bebendo em sua volta; etc.
b) O provável futuro alcóolatra - bebe com frequência (seja diária ou mesmo só em finais de semanas); procura motivos para beber; têm dificuldade de parar depois do primeiro gole; acredita que pode parar de beber quando desejar; se irrita quando dizem que estar bebendo muito; ocasionalmente diz para si mesmo que vai parar de beber, mas volta a beber na primeira ocasião; troca de bebida (!?); costuma dizer que não é bom misturar bebidas (!?); procura beber depois das 12:00 Horas, mas ocasionalmente bebe antes do almoço; começa a faltar ou chegar atrasado no trabalho por causa de ressacas; iniciar a ter apagões (se lembrando ou não do que ocorreu antes; ocasionalmente esconde bebidas; etc.
c) O alcóolatra - bebe com frequência (independente de horas, locais ou motivações); não luta mais contra o vício; acha que alcoolismo não é doença; bebe tudo que contém álcool; apaga com frequência, nada lembrando ou lembrando-se pouco do que ocorreu antes; etc.

Como saber se você é alcóolatra?
O questionário guia utilizado pelo Alcoólicas Anônimos (organização internacional com mais de 2 milhões de membros - alcoólicas em recuperação - em mais 157 países), quando aplicado por especialistas da saúde ou mesmo se respondido com sinceridade quando auto-aplicado, nos mostra em que ponto do caminho do alcoolismo nos encontramos.
Apesar da simplicidade os 12 pontos abordados neste questionário possui margem de acerto superior a 97,8%. Vale a pena conferir:

1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?
Muitos de nós “largamos a bebida” muitas vezes antes de procurar ajuda. Fizemos sérias promessas aos nossos familiares e empregadores. Fizemos juramentos solenes. Nada funcionou. Agora não lutamos mais. Não prometemos nada a ninguém, nem a nós mesmos. Simplesmente esforçamo-nos para não tomar o primeiro gole hoje. Mantemo-nos sóbrios um dia de cada vez.

2. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
Muitas pessoas tentam ajudar bebedores - problema. Porém, a maioria dos alcoólicos ressente-se com os “bons conselhos” que lhes dão. (não impomos esse tipo de conselho a ninguém. Mas, se solicitados, contaríamos nossa experiência e daríamos algumas sugestões práticas sobre como viver sem o álcool).

3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcóolica por outra?
Sempre procurávamos uma fórmula “salvadora” de beber. Passamos das bebidas destiladas para o vinho e a cerveja. Ou confiamos na água para “diluir” a bebida. Ou, então, tomamos nossos goles sem misturá-los. Tentamos ainda beber somente em determinadas horas. Porém, seja qual for a fórmula adotada, invariavelmente acabamos embriagados.

4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?
Estamos convencidos (por experiência própria) de que a resposta a esta pergunta fornece uma chave quase infalível sobre se uma pessoa está ou não a caminho do alcoolismo, ou já se encontra no limite da “normalidade” no beber.

5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
É óbvio que milhões de pessoas podem beber (às vezes muito) em seus contatos sociais sem causar danos sérios a si mesmos, ou a outros. Você parou alguma vez para perguntar-se por que, no seu caso, o álcool é, tão freqüentemente, um convite ao desastre?

6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?
Todos os fatos médicos conhecidos indicam que o alcoolismo é uma doença progressiva. Uma vez que a pessoa perde o controle da bebida, o problema torna-se pior, nunca desaparece. O alcóolico só tem, ao fim, três alternativas: beber até morrer, ser internado num manicômio ou afastar-se do álcool em todas as suas formas. A escolha é simples.

7. A bebida já criou problemas no seu lar?
Muitos de nós dizíamos que bebíamos por causa das situações desagradáveis no lar. Raramente nos ocorria que problemas deste tipo são agravados, em vez de resolvidos, pelo nosso descontrole no beber.

8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
Quando tínhamos de participar de reuniões deste tipo, ou nos “fortificávamos” antes de chegar, ou conseguíamos geralmente ir além da parte que nos cabia. E, freqüentemente, continuávamos a beber depois.

9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe e pára quando quer?
Iludir a si mesmo parece ser próprio do bebedor problema. A maioria de nós que hoje nos encontramos., tentou parar de beber repetidas vezes sem ajuda de fora. Mas não conseguimos.

10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
Quando bebíamos e perdíamos dias de trabalho na fábrica ou no escritório, freqüentemente procurávamos justificar nossa “doença”. Apelamos para vários males para desculpar nossas ausências. Na verdade, enganávamos somente a nós mesmos.

11. Já experimentou alguma vez ‘apagamento’ durante uma bebedeira?
Os chamados “apagamentos” (em que continuamos funcionando sem contudo poder lembrar mais tarde do que aconteceu) parecem ser um denominador comum nos casos de muitos de nós que hoje admitimos ser alcoólicos. Agora sabemos muito bem quais os problemas que tivemos nesse estado “apagado” e irresponsável.

12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?
Não podemos resolver todos os seus problemas. Porém, no que se refere ao alcoolismo, podemos mostrar-lhe como viver sem os “apagamentos”, as ressacas, o remorso ou o desconsolo que acompanham as bebedeiras desenfreadas. Uma vez alcoólico, sempre alcoólico. Portanto, evitamos o “primeiro gole”. Quando se faz isto, a vida se torna mais simples, mais promissora e muitíssimo mais feliz.

Resultado
Se respondeu SIM a quatro ou mais questões, sinto dizer-lhe, mas ou você já é um alcóolatra ou brevemente o será! Esta categorica afirmação não é mera teoria, mas resultado de milhares de estudos, observações e experiências realizadas com alcóolicos recuperados.

O que é Alcoolismo?
É o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto deste comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo é a maior doença social do nosso tempo, atingindo 12,3% da população mundial. “É uma doença progressiva, incurável e fatal”, resume Nilo, membro do AA Brasil.
E, ao contrário do que muitos imaginam se não tratado a tempo o alcoolismo resulta em doenças psicológicas e fisiológicas, causando a morte de 2,3 milhões de pessoas por ano (3,7% da mortalidade mundial), segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde.

Quando buscar ajuda?
A barreira inicial a ser rompida pela família e amigos de quem está a um passo para se torrnar alcóolatra é a dificuldade e faze-lo entender que a bebida se transformou em um sério problema em sua vida. Nessas situações a ajuda de familiares, amigos(as) e orientadores do AA - Alcóolicos Anônimos - é imprescindível para o início do tratamento com sucesso.

Tratamentos
Não existe cura para o alcoolismo ou qualquer caso de dependência química. Só existe tratamentos que, por envolver questões de genética, psicologica e biológica são complexos e seus resultados dependem basicamente do estado do paciente. E na grande maioria dos casos o próprio paciente não consegue perceber o quanto está envolvido com a bebida, negando continuamente sua dependência, sua falta de controle e até mesmo o uso! Nestes casos o tratamento é iniciado conscientizando o paciente a reconhecer seu problema, da necessidade de abster-se o álcool e iniciar um tratamento, inclusive com internação para desintoxicação.
Há diversas evidências de que os tratamentos comportamentais cognitivos objetivando melhoras do autocontrole e das habilidades sociais contribuem consistentemente com redução do alcoolismo.

Entre as formas de tratamento mais indicadas atualmente está o programa dos 12 passos - do AA, baseado na aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaída. Estudos também indicam que o apoio da família no processo de tratamento do alcóolatra contribui decisivamente com a melhora dos resultados.

As recomendações atuais para tratamento do alcoolismo, envolvem duas etapas:

a) Desintoxicação - Geralmente realizada por alguns dias sob supervisão médica, permite combater os efeitos agudos da retirada do álcool do organismo. Dados os altíssimos índices de recaídas, no entanto, o alcoolismo não é doença a ser tratada exclusivamente no âmbito da medicina convencional.

b) Reabilitação - Depois de controlados os sintomas agudos da crise de abstinência, seja por meio de internação ou através de tratamento ambulatorial, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitação, cujo objetivo é ajudá-los a viver sem álcool no sangue, como os grupos de auto-ajuda (AA). É oportuno lembrar que as recaídas são comuns nos pacientes alcóolatras.

Tipos de Tratamento
Tratamentos psicossociais, Terapias comportamentais cognitivas, Terapias comportamentais, Terapias psicodinâmicas/interpessoais, Terapia conjugal e familiar e Intervenções Breves.
Familiar precisa de tratamento?
É difícil conviver com membro da família que tem problemas com bebida. Ao invés de tentar controlar esta pessoa ou encobrir o problema, encoraje-a a buscar ajuda no AA e tratamento apropriado. Ainda que seu familiar se recuse a pedir ajuda, vá atrás de ajuda e suporte para ele e para você mesmo.

A onde encontrar ajuda?
Brasil
1. AA Brasil - Plantão 24 Horas:11 3315-9333
2. Alcoolismo - Dê a volta por cima. Marque a região onde mora e veja o endereço mais próximo onde poderá receber ajuda.
Portugal
1. AA Portugal - Para maiores informações: +351 217 167-840
Outros países
1. Links internacionais
Fontes
1. Alcóolicos Anônimos - Brasil
2. Alcoolismo - Dê a volta por cima. Um dos sites referência mundial sobre alcoolismo em português.
3. Alcóolicos Anônimos - Portugal
4. GAABP - Grupo de Alcoólicos Anônimos - Brasil-Portugal
5. Wikipedia
6. Alcoholics Anonymous - World Services, Inc

"POR ESSA VIDA, CAMINHEMOS DE MÃOS DADAS!" *****PROCURE AJUDA NESTES SITES E SERVIÇOS.

AA Sobriedade - Grupo de alcoólicos anônimos que se comunicam por mensagens de correio eletrônico.
AAESP - Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. Ajuda gratuíta ao dependente de álcool e ao dependente químico. Guarulhos, SP.
AAESP - Associação antialcoolica - SP. Entidade filantrópica de ajuda aos alcoolatras.
AAIS - Escala de Envolvimento com o Álcool para Adolescentes. Avaliação das características psicométricas.
ABBAD - Site oficial da Associação Beneficente Brasileira Amigos de Deus. Manual de Combate as Drogas.
ABEAD - Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas. Sem fins lucrativos, promove encontros, palestras, congressos, cursos, seminários e simpósios.
Abenodrogas - Entidade filantrópica integrada a Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes. Atua no auxílio a dependentes químicos. Artigos sobre o tema, dúvidas mais comuns, manifestações químicas e bibliografia espírita sobre o tema.
Abensa - Lutando contra as Drogas - Instituição beneficente sem fins lucrativos que acolhe jovens para fins de tratamento de dependência química (álcool e drogas), que tem como base de tratamento disciplina, espiritualidade, nos doze pa ssos do AA (Alcoólicos Anônimos) e NA (Narcóticos Anônimos) e no princípio do amor exigente. São Vicente, SP.
Ajuda - Orientação para pessoas que sofreram com drogas, alcoolismo, doenças e depressão.
Ajude-se - Links e textos de compate ao alcoolismo.
Al-Anon do Brasil - Grupos de auto-ajuda para a recuperação de pessoas afetadas pelo alcoolismo de alguém. Página oficial de Grupos Familiares Al-Anon do Brasil. São Paulo, SP.
Álcool - Informações sobre o alcoolismo e doenças relacionadas aos males do álcool e drogas. Ligada à ABRAD, CEPRAL e INC-RIO.
Alcoolismo - Informações sobre a doença, sua manifestação, consequências e formas de tratamento, prevenção e auxílio.
Alcoolistas em Recuperação - Página dedicada a todas as pessoas que tem problemas com bebidas alcoolicas e desejam buscar a sua recuperação.
Amor Exigente - Site dedicado a quem quer se livrar das drogas. Grupo de Apoio Estrela Guia. Cássia, MG.
Amor-Exigente - Grupo de apoio a pais e orientadores para prevenir e solucionar problemas com jovens, com destaque para o envolvimento com drogas.
Anti-Drogas - Dicas para quem não quer ser dependente das drogas. Textos que levam qualquer um a jamais se meter com este mal que afeta à humanidade.
APADD - Associação de Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas. Informações sobre drogas, tratamento e serviços.
APEV - Associação Paranaense Estilo de Vida. Promove a recuperação, tratamento e assistência a dependentes químicos através de um programa de trabalho que envolve uma série de ações que visam a melhoria da q ualidade de vida do indivíduo de forma natural. Curitiba, PR.
Associação Espaço Terapeutico Leão de Judá - Especializada no atendimento de dependentes químicos masculinos. Localizado no município de São Sebastião do Paraíso, MG.
Associação Fazenda Renascer - Entidade não governamental (ONG), destinada ao tratamento de dependentes químicos, viciados, toxicômanos e alcoólatras, utilizando uma metodologia própria. Belo Horizonte, MG.
Associação Nova Vida - Entidade sem fins lucrativos trabalhando com dependentes de álcool e/ou outras drogas e seus familiares. Informações sobre drogas. Grupos terapêuticos virtuais. Listas de discussão em Dependência Quím ica. Cursos e palestras.
Associação Promocional de Apoio ao Fármaco-Dependente - APAF - Oferece programa de tratamento para alcoólatras e dependentes de drogas.
Buzz Buzzard - Apoio no combate ao uso de drogas através da arte e da música, com espaços para crianças e artistas exporem seus trabalhos, mensagens e pensamentos positivos.
Cactos - Centro de Apoio e Recuperação de Dependentes de Drogas. Fazenda Ciro Fanha, fornece água, vegetação e ar fresco. Cenário com elementos essenciais para a recuperação de internos. Resgata pessoas, valor iza vidas e dá auxílio na descoberta de um sentido para elas, através do amor fraterno e cristão. Santos, SP.
Casa de Bethânia - Entidade filantrópica sem fins lucrativos, tem como objetivo acolher as pessoas que queiram se libertar do vício das drogas ou álcool. Tem como fundador e orientador Padre Léo SCJ. São João Batista, P R.
Casa de Recuperação Monte Sião - Casa de recuperação para dependentes químicos, sem fins lucrativos, localizada em Barreiras (BA) e Brasília (DF).
Casa de Recuperação para Jovens - Casa derecuperação para jovens toxicômanos e alcooldependentes. Itapuí, SP.
Casa Dia - Casa de apoio ao drogado e ao alcóolatra. Informações sobre tratamentos de dependência química, alcoolismo e os tipos de drogas. Piracicaba, SP.
Casa Dia - Entidade sem fins lucrativos, autogerida, que desenvolve seus trabalhos com dependentes químicos, do álcool e das drogas, Uberaba, MG.
Casa Êxodo - Casa de triagem para recuperação de dependentes químicos e alcoolatras.
Casa Orebe - Casa criada para quem quer se reabilitar dos vicios, onde ultiliza mensagens bíblicas como terapia. Rio Grande da Serra, SP.
Centro de Recuperação Coronel Edson Ferrarini - Conheça o trabalho anti-drogas, ajuda aos viciados e suas famílias. A recuperação, como parar de usar, a volta pra casa, os tipos de droga, o que fazer, o local e horário.
Centro de Recuperação e Reintegração de Pessoas - Crerpe - Organização evangélica que trabalha na recuperação de toxicômanos e alcoólatras. Apresenta seus projetos, parcerias, patrocinadores, mensagens e outras informações.
Centros de Recuperação - Endereços e telefones de centros de recuperação para alcoólatras e dependentes de oOutras Drogas.
CERENE - Centro de Recuperação Nova Esperança, visa a recuperação física, espiritual e psíquica de dependentes do álcool, drogas e congêneres, com o objetivo de torná-los livres, felizes, capazes e úteis à soc iedade. Blumenau, SC.
CEVAHUMOS - Centro de Valorização Humana Moral e Social. Tem como objetivo manter serviços de recuperação de toxicômanos e alcoólatras, através de grupos de apoio e de internamento, com assistência integral, vis ando sua recuperação e posterior integração na sociedade. Santa Catarina.
Clickvida - Organização não governamental sem fins lucrativos cujo objetivo é a recuperação de dependendes quimicos.
Clínica Virtual Liberdade - Metodologia para as pessoas que querem largar vícios como cocaina, crack, maconha, cigarro e álcool.
CMT - Centro Mineiro de Toxicomania - Centro especializado em tratamento de drogas e álcool, toxicomanias, atua também nas áreas de prevenção, ensino e pesquisa.
Cocaina - Texto mostrando o aumento do vício em cocaina no Brasil e seus perigos.
Comunidade Missão Divina - Site da Casa de Recuperação Missão divina. Trabalha com a libertação de viciados. Fernandópolis, SP.
Comunidade Terapêutica Amor e Verdade - Tratamento terapêutico cristão para dependentes químicos em álcool e drogas. Palestras em centros comunitários, escolas e indústrias. São Roque, SP.
Comunidade Terapêutica Nova Vida - Tratamento para alcoolismo e drogas (maconha, cocaína, êxtase e crack). Porto Alegre, RS.
Comunidade Terapêutica Ruy Palhano - Site sobre psiquiatria, psicologia, comportamentos, alcoolismo, dependências, drogas, tratamentos etc... São Luís, MA.
Comunidade Terapêutica S.O.S. Drogas Revim - Tratamento para dependentes químicos e de álcool. Cajamar, SP.
Comunidade União em Amor - Instituição de recuperação de dependentes químicos e adolescentes em situação de risco. Fotos, história da entidade, como conhecer as drogas, estatuto da criança e do adolescente etc... Bauru, SP.
Comunidade Vida Nova - Site desta comunidade que atende alcóolatras.Curitiba., PR.
Conexão Paz - Comunidade de ajuda mutua para drogados e alcóolatras, Páginas com o programa para se viver uma vida livre de drogas e alcool, fotos da intituição, agendamento de palestras de prevenção ao uso de drog as on line e outros.
Crenavida - Casa de recuperação para dependentes químicos. Entidade filantrópica sem fins lucrativos da cidade de Votupuranga, SP.
CRER - Vip - Centro de Recuperação de Alcóolatras e Drogados. Comunidade terapêutica, centro escola de recuperação e reeducação das vitimas do álcool e das drogas. Entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Vespa sino, MG.
CRES - Site do Centro de Resgate Shalon. Instituição filantrópica que tem como finalidade o tratamento, recuperação e sociabilizacao de jovens viciados em drogas como crack, cocaína, maconha entre outras e t ambém promover a reabilitação de alcoólatras. São Paulo, SP.
CSA Caminho do Mar - Site da área Caminho do Mar de Narcóticos Anônimos.
Desafio Jovem - Comunidade terapêutica em Rio Claro, SP. Atua na recuperação de dependentes de drogas e álcool, do sexo masculino. Aplica terapia espiritual aliada à terapia ocupacional.
Desafio Jovem - Clínica evangélica para reabilitação de drogados, viciados em alcool e dependentes quimicos. São Paulo, SP.
Desafio Jovem - On Line - Centro de recuperação Desafio Jovem, Três Coroas, RS. Entidade filantrópica, sem fins lucrativos que visa a recuperação de drogados e alcoólatras.
Desafio Jovem de Brasília - Programa de recuperação para drogadependentes, viciados, alcoólatras etc... Ajude a recuperar um dependente das drogas. Entidade sem fins lucrativos. Brasília, DF.
Fazenda da Esperança São Rafael - Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, destinada à recuperação de dependentes de drogas e álcool, baseada na espiritualidade e no trabalho. Casca, RS.
FECAB (Federeção da Cruz Azul no Brasil) - Socorrer aqueles que estão dominados pelos problemas ligados ao alcoolismo servindo-se, para isso, de todos os meios modernos à disposição. Informar sobre os perigos do abuso de bebidas alcoólicas ou de qualquer outra droga. Empenhar-se na prevenção entre juventude pela promocão de um estilo de vida livre de toda a droga.
FECTERGS - Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Rio Grande do Sul. Atua na prevenção e recuperação de pessoas viciadas em drogas, realiza curso técnico para entidades (centros de recuperação e r eabilitação).
Fumantes Anônimos - Grupo de ajuda aos viciados em nicotina. Irmandade de pessoas que sentiram o poder da adição à nicotina.
Fundação Renascer - Fundação, histórico, ações sociais, comunicações e doações.
Gábata - Grupo de Apoio Bem Aventurada a Toxicômanos e Alcoólicos. Grupo de apoio destinado a dependentes de drogas e álcool e suas familias.
GMA - CEF - Grupo de mútua ajuda aos usuários de álcool e outras drogas. Tudo sobre alcoolismo com links. João Pessoa, PB.
GMA/CEF - Página do Grupo de Mútua Ajuda da Caixa Econômica Federal. Tem como objetivo o combate ao alcoolismo e outras drogas quimicas. João Pessoa, PB.
Grupo Alcoolicos Anonimos Sertaozinho - Informações sobre o grupo de Ribeirão Preto, SP. O internauta pode enviar um e-mail, para tirar dúvidas sobre a doença do alcoolismo.
Grupo Luz e Vida - Associação de Assistência a Toxicômanos e Alcoólatras. Paracatu, MG.
Grupo Vida de Narcóticos Anônimos - Grupo de auxílio aos dependentes de drogas. Reuniões no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Jacs Brasil - Organização de judeus alcoólicos e adictos, seus familiares e amigos, que buscam recursos na comunidade judaica para promover e aumentar a recuperação dos efeitos da dependência química.
Lista de Alcoolismo - Lista de discussão sobre alcoolismo e sua influência na sociedade. São Paulo, SP.
Livre das Drogas - Site que divulga os programas, projetos e eventos realizados pela Coordenadoria de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Missão Atos - Atua na prevenção, recuperação e reintegração social de pessoas envolvidas com drogas, legais e ilegais. Trabalho feito por intermédio da terapêutica-cristã.
Narcóticos Anônimos (3)
Narcoticos Anonimos - CSA - ES - Grupo de mutua ajuda para quem tem problemas com drogas. Sobre adiccao as drogas, recuperação do indivíduo para a sociedade.
Nova Aurora - Grupo de assistência à dependência química.
O que é Adicto? - Informações sobre dependencia quimica e adicção.
Okultho - Comunidade terapêutica Okultho "Saber Amar" é uma instituição que trabalha no campo do tratamento de dependentes químicos, além de possuir um estúdio de graváção digital e um escritório de advocacia.
Open Mind - Comunidade terapêutica para o tratamento de usuários de drogas como maconha, cocaína, ecstasy, e anfetaminas, além de álcoolismo. Tratamento com médicos, psicólogos e terapêutas. São Paulo, SP.
Pastoral da Sobriedade - Informações sobre recuperação de dependentes químicos, auxílio as famílias e crianças e prevenção as drodas e ao álcool. São Paulo, SP.
Poesia Descalça - Grupo de cinco amigos oferece poesias e auto-ajuda para drogados e alcoólicos.
Prevenção ao Abuso de Drogas nas Escolas - Entidade não governamental dedicada a prevenção ao abuso de drogas nas escolas públicas e privadas do estado de Sergipe.
PROERD - Mato Grosso - Programa educacional de resistência as drogas e a violência. Informações sobre o programa preventivo contra as drogas que envolve a Polícia Militar, Escola e Família no Estado de Mato Grosso.
Projeto Canaã - Página voltada para ajuda a pessoas que foram afetadas direta ou indiretamente pela doença do alcoolismo.
Projeto Compartilhar - Projeto que atua na área de reabilitação da dependência química de álcool e drogas. Porto Alegre, RS.
Projeto Mutação - Projeto de recuperação e reintegração social para alcóolatras e farmacodependentes.
Projeto P3 - Comunidade terapêutica especializada no atendimento à dependentes químicos. Tratamentos, internações, e ambulatório. Teresópolis, RJ.
Projeto PARE - Programa de Prevenção e Assistência ao Alcoolista - Reintegração e Educação. Os problemas resultantes do consumo excessivo de álcool e o tratamento junto a servidores da Universidade Estadual de Londr ina, PR.
Recanto Vida - Tratamento para dependentes de álcool e drogas. Reinserção social e reestruturação familiar, estudo dos doze passos, terapia ocupacional, acompanhamento psicológico, esportes, lazer e espiritualidade. Peruíbe, SP.
Recuperação da Saúde - Tratamento gratuito de tabagismo e alcoolismo.
Reviver - Grupo de Apoio - Orientação e encaminhamentos para familiares e dependentes químicos. Informações sobre os efeitos das drogas na saúde e na sociedade. Reuniões para readptação à sociedade dos ex-dependentes. Estrutura ção dos familiares. Taubaté, SP.
Só Drogas - Maconha, cocaína, anfetaminas, crack e lsd. Álcool e cigarro. Saiba como ajudar um usuário de drogas.
Toxicodependência - Página dedicada aos técnicos da área. Espaço de troca de ideias e experiências. Inquérito de opinião sobre despenalização do consumo de drogas.
UCD - União contra as drogas. ONG destinada ao combate as drogas e afins auxiliando dependentes e ministrando palestra e seminário.
UNIAD - Site da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, uma divisão do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina que atua no tratamento, prevenção, pesquisa e ensino na área de dependência de álcool, tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas.
União Anti-Alcoólica Brasileira - Trabalhos de recuperação de alcoólatras em reuniões de psicoteratia em grupo. Problemas com alcoolismo.
Vila Serena - Rede de centros para o tratamento de dependência de álcool e outras drogas. São Paulo, SP.
www.alcoolismo.com.br

Alcoolismo

Alcoolismo é uma doença crônica primária com fatores genéticos, psicossociais e ambientais influenciando seu desenvolvimento e suas manifestações. A doença é freqüentemente progressiva e fatal. Ela é caracterizada por dificuldade em controlar o excesso de ingestão de álcool, a preocupação com a droga, o uso de álcool apesar das conseqüências adversas e distorção no pensamento, principalmente negativo Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico. (JAMA, 1992. Joint Committee of the National Council on Alcoholism and Drug Dependence and the American Society of Addiction Medicine). O alcoolismo está entre as drogas de maior relevância no Brasil, pois o álcool exerce influencia sobre 12% da população. Estima-se que 90% das pessoas que ingerem álcool de alguma forma. Normalmente as primeiras experiências acontecem na adolescência.
Os jovens com tendência para o alcoolismo apresentam dificuldade em saber quando parar ou deixar de ser um bebedor “social” para se tornar um alcoólatra.

O alcoolismo é responsável por quase 75% de todos os acidentes de trânsito com mortes, 39% de ocorrências policiai.s e 40% das consultas psiquiátricas, estima-se que 15% da população do país é alcoólatra.

São crescentes os números sobre doenças graves provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a incidência de mortes decorrentes destas doenças.

O álcool também assusta como causa básica de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.

ATENÇÃO !!!!

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DO ALCOOLISMO

Sistema nervoso central e periférico: Transtornos da memória (síndrome de Wernicke-Korsakoff e demência alcoólica), atrofia cortical e subcortical, especialmente do lobo frontal e cerebelo, sonolência excessiva, neuropatia periférica, depressão, ansiedade, delírios, alucinações, euforia e comportamento desajustado.

Sistema gastrintestinal: a cirrose hepática é uma das doenças mais comuns provocadas pelo alcoolismo. Esofagite, gastrite, hemorragia digestiva, enjôo, vômitos, perda de peso, varizes esofagianas, pancreatite aguda e crônica.

Sistema cardiovascular: arritmias cardíacas, trombo embolia, acidente vascular cerebral.

Sistema endocrinológico: infertilidade, feminilização do homem, ginecomastia, hipo ou hipertireoidismo, secreção inapropriada de hormônio antidiurético, aumento da secreção de gastrina com aumento da acidez gástrica.

Câncer: Os alcoólatras têm dez vezes mais chances de desenvolver qualquer tipo de câncer que a população normal.
Filhos de mães alcoólatras: síndrome alcoólico-fetal, síndrome de abstinência fetal.

Desnutrição: O álcool apesar de altamente calórico não é armazenável, portanto, não existe necessidade do alcoólatra de se alimentar, com conseqüente queda da ingestão de proteína, açucares, gorduras, vitaminas e minerais.

Leia, por favor!

Dependência Química



A dependência química é uma síndrome caracterizada pela perda do controle do uso de determinada substância psicoativa. Os agentes psicoativos atuam sobre o sistema nervoso central, provocando sintomas psíquicos e estimulando o consumo repetido dessa substância. Alguns exemplos são o álcool, as drogas ilícitas e a nicotina.
Considerada uma doença, a dependência química apresenta os seguintes sintomas:

Tolerância: necessidade de aumento da dose para se obter o mesmo efeito;
Crises de abstinência: ansiedade, irritabilidade, insônia ou tremor quando a dosagem é reduzida ou o consumo é suspenso;
Ingestão em maiores quantidades ou por maior período do que o desejado pelo indivíduo;
Desejo persistente ou tentativas fracassadas de diminuir ou controlar o uso da substância;
Perda de boa parte do tempo com atividades para obtenção e consumo da substância ou recuperação de seus efeitos;
Negligência com relação a atividades sociais, ocupacionais e recreativas em benefício da droga;
Persistência na utilização da substância, apesar de problemas físicos e/ou psíquicos decorrentes do uso.PrevalênciaA dependência química é uma das doenças psiquiátricas mais freqüentes da atualidade. No caso do cigarro, de 25% a 35% dos adultos dependem da nicotina. A prevalência da dependência de álcool no Brasil é de 17,1% entre os homens e de 5,7% entre as mulheres, segundo o 1o Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no país, realizado em 2001 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo revelou que quase 20% dos entrevistados já haviam experimentado alguma droga que não álcool ou tabaco. Entre elas, destacaram-se a maconha (6,9%), os solventes (5,8%) e a cocaína (2,3%).É preciso observar que, nos últimos 10 anos, houve uma mudança no consumo da cocaína. Em alguns centros de atendimento a adictos, como o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA), do Hospital das Clínicas da USP, diminuiu o número de pacientes que injetam cocaína, ao passo que aumentou a quantidade de usuários do crack. Essa apresentação da cocaína atinge o sistema nervoso central de maneira mais rápida e intensa que a droga aspirada. A taxa de complicações associadas ao uso é maior, porque o crack rapidamente gera uma dependência grave e de difícil tratamento.TratamentoAs pesquisas mostram que, após o tratamento da dependência, as recaídas são freqüentes: 50% nos seis primeiros meses e 90% no primeiro ano. Todavia, vale lembrar que se trata de uma doença crônica e que, se avaliada como tal, os resultados da terapia são semelhantes aos de outras enfermidades persistentes, como asma, hipertensão e diabetes.As altas taxas de reincidência não significam que o tratamento seja ineficiente. O uso, reduzido ou suprimido com a terapia, é um dos parâmetros que medem a eficácia, bem como relações familiares e sociais, atividades profissionais, acadêmicas e de lazer e o não envolvimento com a Justiça.Um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento é a motivação, visto que muitos pacientes não se consideram doentes. Dependentes de drogas que não procuram assistência sofrem mais complicações associadas ao uso, como infecções (inclusive Aids, para os adeptos de drogas injetáveis), desemprego e atividades ilegais. A mortalidade também é maior entre esses indivíduos, causada principalmente por overdose, suicídio e homicídio.TratamentoHá duas abordagens no tratamento da dependência química: a psicoterapia e a farmacoterapia. O modelo psicoterápico mais bem fundamentado é o cognitivo-comportamental, que prevê abstinência da substância, evitação de situações que induzam ao consumo e treinamento para resistir ao uso em circunstâncias que não possam ser evitadas.O tratamento tende a ser mais eficaz se acompanhado por atendimento familiar. Estimula-se também a procura de grupos de auto-ajuda, como Alcoólatras ou Narcóticos Anônimos. A internação é indicada em casos específicos, como risco de suicídio, agressividade, psicose e uso descontrolado da substância, que esteja impedindo a freqüência às consultas.O uso de medicamentos para o tratamento da dependência de álcool tem apresentado bons resultados. Três substâncias já demostraram eficácia em estudos de avaliação. A primeira delas inibe a metabolização do álcool, o que provoca mal-estar, náuseas e alterações hemodinâmicas caso o indivíduo tome bebidas alcóolicas. É adequada para pacientes motivados, que conseguem atingir a abstinência, mas têm dificuldade para mantê-la. A medicação funciona como um inibidor de recaídas, já que o paciente, temendo passar mal, controla seu impulso para beber.Outro medicamento adotado no tratamento diminui o efeito do álcool e, no curto prazo, está associado a um número maior de dias sem beber e quantidades menores de doses quando o paciente bebe. A terceira droga, por sua vez, diminui a excitação exagerada do sistema nervoso central na ausência do álcool.Na dependência de nicotina, o tratamento farmacológico pode ser feito por meio da reposição de nicotina, que diminui sintomas e sinais da abstinência e reduz o risco de recaída nas primeiras semanas. As alternativas existentes são goma de mascar, adesivo, spray e inalador (as duas últimas ainda não estão disponíveis no Brasil). O uso de determinados medicamentos também é eficaz na redução das chances de recaída no primeiro ano de tratamento.Quanto à dependência de cocaína, maconha e inalantes, não há provas suficientes da eficácia de algum medicamento.Mesmo após o tratamento e a abstinência da substância psicoativa, não se considera o paciente curado. Por muitos anos, talvez indefinidamente, ele irá apresentar maior risco que a população em geral de desenvolver o uso abusivo ou a dependência da substância. Para a maior parte dos dependentes, a abstinência total é a opção mais segura para a doença não retornar.A ampliação do conhecimento sobre o mecanismo de ação da dependência química, sobretudo nas formas de atuação sobre o chamado “circuito da recompensa”, deverá possibilitar o desenvolvimento de medicações cada vez mais específicas para o problema. Outra estratégia que já está sendo testada em seres humanos é o desenvolvimento de vacinas, especialmente para cocaína e nicotina.


* André Malbergier é professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria da instituição.

LEIA

Dependência química preocupa médicosData 21/04/2006 Assunto: Abuso de drogas
O alcoolismo, doença caracterizada pela dependência física ou psicológica de bebidas alcoólicas, foi um dos temas mais discutidos na semana em que várias atividades lembraram o Dia Mundial da Saúde. O assunto se torna mais preocupante, em virtude da Secretaria Nacional Antidrogas Senad e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas entrevistar 48.155 jovens de todo o País, na faixa etária até os 18 anos, e ouvir de 81% deles que já haviam experimentado algum tipo de bebida alcoólica. Outra pesquisa, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco, apurou que 34,8% dos estudantes brasileiros, dos Ensinos Fundamental e Médio, consomem álcool. O Psiquiatra Marcos José Andrade Simões, Médico especializado em dependência química, afirmou que o alcoolismo é uma doença que desenvolve o mecanismo de tolerância do álcool, levando o individuo a beber muito mais até se alcoolizar. O doente crônico, por exemplo, ingere muita bebida em decorrência do efeito das enzimas, do metabolismo do álcool serem mais rápidos em seu organismo do que naquelas pessoas que não bebem. "Se este indivíduo pára de beber, quando retorna ao consumo volta de onde parou, a tolerância fica maior", observou.O que é mais grave, quando a pessoa para por conta própria, são os sintomas de abstinência, como insônia, pesadelos, tremores, diarréia e delírios (alucinações). No entanto, a bebida alcoólica é ingerida novamente, os sintomas relatados desaparecem. "Esse tipo de paciente não se trata sem o uso de remédios, tem que tomar os medicamentos necessários para evitar o quadro. Nessa fase do alcoolismo a única alternativa é o tratamento em clínica, internado, para que seja feita a desintoxicação alcoólica", afirmou Marcos Andrade.No caso dos adolescentes e jovens que tomam bebidas alcoólicas e não apresentam sintomas de abstinência como dor de cabeça, mal-estar ou tontura, Marcos Andrade garantiu que, mesmo assim, existe uma pré-disposição destes indivíduos se tornarem dependentes. "O alcoolismo é uma doença progressiva, incurável e com terminação fatal", sentenciou, acrescentando, que chegou a cuidar de um paciente de oito anos de idade que tinha cirrose.Fonte: www.antidrogas.com.br2Está notícia foi publicada no Psicologia - RedePsihttp://www.redepsi.com.br/portal3Endereço desta notícia: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=25614