quarta-feira, 5 de abril de 2023

Considerações ... METAVERSO.



 



No metaverso,verso o verso ...

(rsrsrs ...)

Tata Junq

*******************************xxx **************************

Falemos sobre.

Pesquisa a vc,leitor(a):

( Algumas considerações.)


Um conceito criado na ficção científica?

Toda a nossa tecnologia um dia foi chamada de ficção científica, então essa definição é correta. Neal Stephenson criou o termo “Metaverso” em seu romance de 1992, Snow Crash, onde se referia a um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais.

Muitas outras mídias de ficção científica incluem sistemas do tipo — em alguns casos, anterior ao Snow Crash. Apesar disso, o livro de Stephenson continua sendo um dos pontos de referência mais comuns para entusiastas do Metaverso, junto com o romance Ready Player One de 2011 de Ernest Cline. O Metaverso seria o substituto natural da internet como conhecemos.

Como funcionará no mundo real?

Basicamente, teremos a interação de dados que hoje pesquisamos e compartilhamos na internet, ao alcance de um visor — como um óculos, por exemplo — somados a nossa visão física enquanto interagimos com o mundo real.

Se fizermos uma pesquisa rápida no Google, encontramos algumas definições. A Wikipedia o define como um espaço virtual compartilhado coletivo, criado pela convergência de realidade física virtualmente aprimorada e espaço virtual fisicamente persistente, incluindo a soma de todos os mundos virtuais, realidade aumentada e a Internet.

A palavra “Metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “universo”; o termo é normalmente usado para descrever o conceito de uma interação futura da internet, composta de espaços virtuais 3D persistentes, compartilhados, vinculados a um universo virtual e real percebido.

Economia e consumo

Se bem utilizada, a tecnologia poderá permitir um melhor desenvolvimento dos comportamentos de consumo. Imagine, ao andar na rua e passar por uma loja varejista, o seu visor — que contém seus dados de interesse e consumo —, dá um alerta, mostrando que o item de seu interesse está em promoção na loja física específica, já poderá aproveitar e fazer a sua compra por um preço melhor.

Ao sair para procurar entretenimento, passando a frente de casas de shows, boates, bares, já receberá informações do número de presentes, o espetáculo em cartaz, até efetuar a compra do ingresso antes de chegar na fila de entrada. Tudo seria mais prático.

O grande problema é: se comportamentos tóxicos ou criminosos que existem na internet atual, conseguirem adentrar neste Metaverso, o que faremos? A resposta ainda não existe, mas imagine um bando de banners e pop-ups entrando na sua visão enquanto dirige, não será nada interessante nem seguro. Invasão de black hats — os hackers criminosos — fazendo ofertas falsas ou dando indicações erradas que levam a vítima a perder seus dados, sofrer scam, ou até ser levada para um local de assalto.

A evolução do Metaverso pode ser importante, mas a “realidade do futuro” não pode caminhar sem que se pense de forma séria nos possíveis problemas, seria irresponsabilidade.

Com informação: Forbes, The Verge.

O que há?

 





    O que há sentido,se não há sentido?

Sentir,
Sentido.
Sentindo,
Sentir.

Ser sentido,
sentindo ser.
Sem ser.
Sem ler.
Sem crer.
Sem ...
sentido algum,
por hora,
por agora.
Sentindo,por sentir tanto,sem
sen-ti-do.

Tata Junq

Pensamentando ...



Busquei no ar,no vento,

alguns contentamentos.

E recordei-me dos balanços de árvores,num sítio.

Como era bom o cheiro da terra ... o céu azul,azul ...

E minhas mãos vibravam para aqueles movimentos ...

Na liberdade,podia.

Do que somos capazes!

Subestimamos nossas capacidades.

Amo ventos!

Hoje em dia,sinto-os vibrantes,muitas vezes invadindo meu espaço-concreto.

Eles adentram,sem pedirem licença.

Varrem as poeiras,até as invisíveis.

Não me carregam a lugar nenhum.

Não quero aqui estar.

A natureza-de-mim,quer verde,ventos,flores,bichos ... galinhas ciscando chão ... um cavalo pra montar,abrir porteira ... arregaçar ... não ter onde  e hora de chegar.

E diante da tela deste note,observo a prisão,que me permiti.

Grilhões na alma.

Não sorrio ... e severamente,cobro-me: - sai!

Tenho pressa.

O tempo é algoz.

E ...?

Não diz o dito popular ..."pra tudo tem saída" ?

Sairei,nem que tenha de ser,pelo buraco da fechadura!

Boa tarde,Ventos!

Tata Junq