Momentos Reflexivos:palavreando, fotografando ... Boca que não cala!Olhos atentos!Coração na ponta da língua! Razão na ponta da língua! Dual criativo,perceptivo ... registrado. No direito ou avesso,emotividade, sensibilidade! Crônicas ou poesias, transpareço! Câmera na mão, transpareço! PENSAMENTAR é: SER CRIADOR, que se faz SER,CRIATURA! É ARTE DO PROSEAR, POETAR, POETAR-PROSEANDO,PROSEAR- FOTOGRAFANDO e,ou MUSICANDO. Tata Junq
quinta-feira, 3 de julho de 2008
"LIbertas quae sera tamem"
De forma geral, a palavra "liberdade significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos."
( Ref. enciclopédias)
Ingrid Betancourt é resgatada das Farc, após 6 anos de "cárcere".
A liberdade recuperada dessa franco-colombiana será realmente, como dizem, um duro golpe para a guerrilha? Ela enfraquecerá? Já está enfraquecida desde a morte do seu líder?
Guerrilhas, exércitos, ex-reféns, reféns ... vocábulos que soam mal aos nossos ouvidos pacifistas.
Qual a lógica de tudo isto? Um ser foi "sugado" por 6 anos e hoje volta à cena. Possivelmente está com malária, leishmaniose, hepatite B ... dizem. Somente essas seqüelas físicas? As emocionais?
Esse resgate, sabemos ser um trunfo político. Presidente Uribe e Bush, aliados. O lema de Bush é "levar os que violam os direitos humanos à Justiça" ... Uribe por sua vez defendeu negociações de paz com grupos paramilitares de extrema direita. "A decisão do meu governo é de total apôio à justiça para que a Colômbia supere difinitivamente o tempo do terrorismo."
( o Globo)
Deixemos outros motivos possíveis para essa "união"... o que importa agora é a questão mais dramática:- o dano psicológico, causado às vítimas da guerrilha. Acredito, que marcas, profundas, foram geradas pela falta de liberdade, por cárcere estúpido, cruel, vil! E não vamos esquecer que esses seres possuem famílias, que sofreram e sofrem e são igualmente vítimas.
E pensar que o povo Colombiano ainda convive com dois outros grupos, igualmente violentos: o Exército de Libertação Nacional - ELN e o AVC, as Autodefensas Unidas de Colômbia ... Difícil, ein?!
Humm ... "Narcoguerrilheiros" ... Ciência do domínio, na América Latina, do narcotráfico - que sempre foi e será preocupante.
Abre o olho, Brasil! Temos motivos!
Ocorre-me o lema da nossa Inconfidência Mineira, marcante e apropriada ao dia de hoje: "Libertas quae sera tamem". Liberdade, ainda que tardia.
Tata Junq
Subscrever:
Mensagens (Atom)