terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Alcoolismo

Alcoolismo é uma doença crônica primária com fatores genéticos, psicossociais e ambientais influenciando seu desenvolvimento e suas manifestações. A doença é freqüentemente progressiva e fatal. Ela é caracterizada por dificuldade em controlar o excesso de ingestão de álcool, a preocupação com a droga, o uso de álcool apesar das conseqüências adversas e distorção no pensamento, principalmente negativo Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico. (JAMA, 1992. Joint Committee of the National Council on Alcoholism and Drug Dependence and the American Society of Addiction Medicine). O alcoolismo está entre as drogas de maior relevância no Brasil, pois o álcool exerce influencia sobre 12% da população. Estima-se que 90% das pessoas que ingerem álcool de alguma forma. Normalmente as primeiras experiências acontecem na adolescência.
Os jovens com tendência para o alcoolismo apresentam dificuldade em saber quando parar ou deixar de ser um bebedor “social” para se tornar um alcoólatra.

O alcoolismo é responsável por quase 75% de todos os acidentes de trânsito com mortes, 39% de ocorrências policiai.s e 40% das consultas psiquiátricas, estima-se que 15% da população do país é alcoólatra.

São crescentes os números sobre doenças graves provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a incidência de mortes decorrentes destas doenças.

O álcool também assusta como causa básica de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.

Sem comentários: