Momentos Reflexivos:palavreando, fotografando ...
Boca que não cala!Olhos
atentos!Coração na ponta da língua! Razão na ponta da língua!
Dual criativo,perceptivo ...
registrado.
No direito ou avesso,emotividade,
sensibilidade!
Crônicas ou poesias, transpareço!
Câmera na mão, transpareço!
PENSAMENTAR é: SER CRIADOR, que se faz SER,CRIATURA!
É ARTE DO PROSEAR, POETAR, POETAR-PROSEANDO,PROSEAR- FOTOGRAFANDO e,ou MUSICANDO.
Tata Junq
Tão cedinho, buscando caminho de novidades, viagem à linda Parati.
Boas lembranças!
...
Hoje,dia 1, fevereiro, 3:04h ( logo amanhecerá ... ainda está escuro ) ... posso ver a rua, daqui de minha janela ... e ela está deserta.
Certamente não haverá um nascer de Sol exposto.Chove quase todo o tempo ... e começo a repensar ... Digo sempre que prefiro a chuva ,ao Sol , apenas aprovo o nascer e o seu pôr, pela beleza do espetáculo, imperdível! ... rssss ...
Mas tenho de "dar braços a torcer" ... rsss ... o Sol tem de aparecer, tem de aquecer vidas tão desesperadas, secar trilhas, ruas, casas ...
Eu que sonhava com pôres-do-Sol, sonho com o amanhecer dele ... no sentido latente da palavra, literal.
Mas sonho, ainda , com o delinear da palavra poética, metafórica, abrangente : aquece-me, Sol!
Existe grandeza no toque, no olhar, no sorriso,no abraço, no beijo ... é tudo questão de energias que fluem ... e, é bom poder estar perto, juntinho ...
Acredito, que possamos também aqui no mundo virtual, energizar ...expandir amor ...
Não há fronteiras para a fraternidade ... ela se estabelece através de um simples, olá!
Este ano está próximo de seu fim. E consequentemente, a vida não pára ... ela se faz através de cada segundinhooo ...
Aproveitemos cada um. Há tempo hábil para um sorriso, uma palavrinha, um bjin, um abçin ... enfim , pra td e qq manisfestação de carinho. E olha, pode ser real ou virtual .. .mas não deixe de manifestá-lo ... Sabe, aquela pessoa que há muito não falo ...a que está distante , seja por qual motivo ... busque-a , na oportunidade que se instala. Dê lugar no seu coração pro amor, pro perdão, pra solidariedade ... enfim, estou falando de construção, do poder da bondade e afeto positivo. Só fará bem, viu? A quem de direito e a si próprio.
Pense nisso com carinho ...
Estou aqui hj na campanha do bem maior, o AMOR!
Bjinssss ....saudadesssss ....e meu amor a todos vcs!
Minha face ocultou-se como a Lua ... atrás de nuvens de sonhos. Meu olhar não foi suficientemente capaz de atingir sua alma. Porque minha boca calou e não foi capaz de buscar a sua? Sem coragem somente chorei, diante de palavras suas.
Tata Junq
O ser humano, ser social por exelência, optou por formar grupos ...sempre buscou não ser só.Sempre teve a necessidade do estar junto. Evoluiu ...e continua agrupado.Não importa , no entanto, o estar onde, seu território, raça, credo ... Acredito que religiosidade faça parte de uma escolha, muita vez também vinculada ao meio social. Eu, torço para que os homens tenham sempre a liberdade de escolhas, onde quer que estejam. E, que possam exercer seu direito religioso, inclusive. Que seja sempre um exercício do BEM! Bem a si próprio, aos que o cercam, a toda a humanidade! Que a FÉ, a BONDADE, a DIGNIDADE,a PARTILHA, o AMOR ...façam-se presentes em cada coração, e que através de sua religiosidade,façam e contribuam para um Mundo melhor, mais dígno, mais justo, mais humano, feliz! Disse-nos, Cristo: "no céu, há muitas moradas". Em cada espaço da Terra e fora dela, existe a espiritualidade. Acredito nisto. Acredito na vida pós morte.Acredito que sempre estaremos aptos a evoluir, em qualquer tempo. Acredito nos seres espirituais, sejam eles quais forem ... evoluídos, não evoluídos, nos que estão buscando evolução ... Acredito em "Anjos" bondosos que nos cercam, nos orientam ...os que nos foram destinados, os simpatizantes ...que nos protegem e orientam, mas também nos dá o livre arbítrio. Sejam chamados de: os espíritos, os guias, os orixás, os anjos,santos de cabeça,não importam as terminologias ...que eles existem...ahhhh ....existem! Eu reverencio a cada um, em agradecimentos, por toda uma vida compartilhada. Sim, acredito na força Divina, que nos destinou a esse Planeta Terra, e em todos os espíritos que nos conduzem, auxiliando-nos em nossa evolução. Minha cabeça se curva, Yansã ! Ogun de Lei! Xangô! Humildemente, minha proteção e projeção no bem! Agradeço por fazer parte deste espaço, agora!(Terra) Deus nos ilumine hoje, sempreeeee!
"Todos estamos de visita neste momento e lugar.Só estamos de passagem.Viemos observar, aprender, crescer, amar e voltar pra casa".
(este é um dito aborígene australiano)
Costumo repensá-lo sempre.Estamos no "Planetinha" Terra temporariamente.
E, feliz daquele que se conscientiza disto. Que tenta fazer o seu melhor papel evolutivo.
Tarefa difícil no entanto, porque somos seres limitados, muito limitados.
Mas tentemos, não é verdade?
Agir com bondade, amor, compreensão,paciência ...são tônicas de peso, se quisermos ser úteis.
Difícil, no entanto nossa tarefa em sermos tolerantes.
Seria bom fazermos o exercício diário, de grandes lições oferecidas e de que temos ciência, através dos tempos.
Penso que o Mundo está necessitando urgentemente de conscientização. As diferenças sociais são gritantes, e vemos tantas dores e falta de amor, de um fazer, de atitudes. E esse olhar sensível tem de acontecer, atitudes têm de ser tomadas .E cada um poderia colocar a sua caridade em prática, começando por quem está ao nosso alcance, próximo.
Falo como um ser que muito erra ainda ...mas estou tentando fazer o meu melhor, começando por modificar atitudes minhas,e também buscando ser tolerante com as do próximo. Ninguém é perfeito!
Longe de mim ser perfeita ...
Quero observar, crescer, aprender, realmente, o amar.
E um dia, voltar pra casa, em paz!
Tata Junq
Criança remelenta. Triste, tristeza de Zequinha. Amarelento! Lombriguento! Piolhento! Enfurnado no Sertão do Brasil. Só La- men- to...
Dignidade! Tolerâncias! Infância! Sorrisos! Amor! Saúde! Escolaridade! Futuro! E ... toda e qualquer esperança!
Tata Junq
Bom ... quando não estamos cansados para "ouvir","ver","sentir" ... todo e qualquer instante. Há encantamentos na vida! Ahhhhhhh ... se há! Que: melodias, sorrisos, flores , a beleza de uma manhã, o pôr-do-Sol, pequenos gestos, ... toquem seu coração! Que haja "sinfonia", harmonia, na sua vida! Que haja sempre esperanças, renovadas! Que haja verdades, trocadas! Que haja abundância de amor! Chegue até aí, no seu cantinho,meu carinho e meu mais encantador sorriso! Um FDS belo! É só deixar fluir! NAMASTÊ, amigos(as)!
Sinto latente o aroma das folhas e flores do limoeiro ... Amo limões, limonada ...fazem parte do meu dia-a-dia ... E trazem recordações ... assim como as músicas que tocam agora ... Andrea Bocelli, entoa vida ... e eu me perco em pensamentos ... Estou próxima à janela e posso ter a visão da chuva sequencial, ritmada. Amo chuva, amo limões ... Falta apenas o vento ser forte o suficiente para secar minhas lágrimas, teimosas e saudosas ... Ouço:"Júrame"
Júrame Que aunque pase mucho tiempo Nunca olvidaré el momento En que yo te conocí
Mírame Pues no hay nada mas profundo Ni más grande en este mundo Que el cariño que te dí
Bésame Con un beso enamorado Como nadie me ha besado Desde el día en que nací
Quiéreme Quiéreme hasta la locura Así sabrás la amargura Que estoy sufriendo por ti
Todos dicen que es mentira que te quiero Porque nunca me habian visto enamorado Yo te juro que yo mismo no comprendo El porqué de tu mirar me ha cautivado
Cuando estoy cerca de ti ya estoy contento No quisiera que de nadie te acordaras Tengo cellos hasta de mi pensamiento Que purda recordarte Otra persona amada
Júrame Que aunque pase mucho tiempo Nunca olvidaré el momento En que yo te conocí
Mírame Pues no hay nada mas profundo Ni más grande en este mundo Que el cariño que te dí
Bésame Con un beso enamorado Como nadie me ha besado Desde el día en que nací
Quiéreme Quiéreme hasta la locura Así sabrás la amargura Que estoy sufriendo por ti
Así sabrás la amargura Que estoy sufriendo por ti ...
E o tempo caminha a passos largos ...e a lembrança foi morar na distância, que ficou lá trás ... Ficou lá trás ...
No curso, roteiro-planejado. Na promessa depressa, achei-me. Sem eira, nem beira, fui ao teu encontro. Na chuva, vi: flores no jardim, olhos, no abandono dos meus. Sorriso trocado, abraço apertado, e o sentir do beijo molhado. Pensamento também viaja na contramão e faz pés fincarem-se no chão. E faz tua mão tocar a minha, e coração pulsar mais rápido, e o sussurrar feliz ao teu ouvido: somos, reais! Sonhei, sonhar dobrado. Planejamento, delicado, realizado! E as flores? Sorridentes, simplesmente, compõem o plano de fundo.
Costumo dizer:estava pensando ... e não é mesmo? Na lógica, pensamos o tempo integral ... rssss ... mas às vezes damos destaques aos pensamentos ... hoje parto do seguinte conhecimento-frasal: "NÃO TRATE COM PRIORIDADE QUEM TE TRATA COMO OPÇÃO". Pensamento-pesado! Correto? Pleno de sabedoria? Inviável? Retomável? Sei que no fundo , há mesclas de realidade. Relevantes? Acredito que há tempo pra tudo ... até pra acordarmos paras as realidades que nos circundam ... e voltarmos pra nossos interesses. Mal isso? Priorizarmo-nos? Tem hora que é preciso resistir, sim. Resistir aos impulsos de priorizar o outro. Se sou opção na vida alheia ... rsss ... por que priorizar o outro? Minha mente e coração ainda aprendem a lei da sobrevivência! Estou tentando ... rssss ... Este coração-amanteigado, um dia aprende. Ou já aprendeu com as duras lições-atuais? Sei que resisto. Sei que insisto, como ser determinado que sou. Agiganta-se a heroína que vive dentro de mim. Hoje, eu sou a opção-pura e simples : priorizei-me!!!! Heheheeeee!!! E sorrio! E insisto! E resisto! Quero e quero e quero : ser feliz, sem neuras alheias!
Minh'alma chove, suaves encantos. Chove brisa, chove ventos, céu e firmamento. Chove nuvens, de algodão doce! Chove raios, coloridos de Sol. Chove arco-íris, e pote de ouro. Chove, chove, chove. E eu me perco em mim, pacificada. Bom, ter a alma Lavada!
Vôo, livre, solta, no céu, sobre o mar, azul. Se fôsse morrer agora, depositar-me-ia, aqui, sem dor. E, passaria ser, sereia, encantada, cantando, junto às ondas, somente amor.
Se um dia eu perder a visão, vê por mim! Se um dia perder a fala, fala por mim! Se um dia perder a esperança, tem-na por mim! Se um dia perder a calma, traze-a pra mim! Se um dia perder o gosto, tem-no por mim! Se um dia, no entanto, eu fôr, deixa-me ir! Virarei ave liberta no céu! Alma revestida de teus encantos, linda, sem sofrimento, sem nenhum tormento. Voarei, livre serei! E teu amor, eternizarei.
Enquanto olho pra essa minha página ...que não ficará em branco ...sinto a força vindo das entranhas, do PENSADOR ...o ser pensante que sou, irreverente, oras afiado,crítico. Deixei de ser repórter, mas cabe ainda usar e ousar...fazer-me instrumento também das mazelas do Mundo. Fácil decantar amor. Difícil mostrar desamor, sem ao menos sentir dor. Hoje meu coração dói. Não! Sempre doeu ao perceber tantas desigualdades no Mundo. Mundo que concentra tantas desigualdades sociais, regionais, políticas, religiosas,enfim ...um Mundo que abriga as diferenças! E há aquele que se faz cego diante de todo e qualquer desamor. Sim, desamor! Toda e qualquer política administrativa, responsável por um país, tem obrigatoriedades sociais-humanitárias! Estaremos comemorando o DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS ...e penso nas crianças tristes ...porque crianças em qualquer ponto do Mundo, sonham e querem ser seres felizes .E há tantas que nem sequer sabem o que é sonhar.Que nem sequer sabem da existência de outras que estudam, que têm comida farta na mesa,que não têm frio ou fome. Triste disparidade! Tristeza em saber que há tantas, morrendo agora! Tristeza por saber que há muitas de armas nas mãos! Tristeza por saber que muitas morrem de fome! Tristeza por saber que muitas são renegadas pelos próprios pais! Tristeza por saber que não há política necessária, que abrande seus frios, fomes, angústias! Tristezas por seus medos! Tristeza por seus abandonos! Triste, triste ... é ter ciência de tantas falhas em sociedades, em pleno século XXI ! A humanidade quer transcender nosso Mundo e buscar paragens em outros ... enquanto crianças rastejam nas misérias deste Planeta, chamado Terra. Hoje, de forma indignada, penso nesse seres desprotegidos e miseráveis! Olho pro meu Brasil, e vejo crianças ainda pelas ruas, drogadas, "cheiradas" de cola, embriagadas de álcool Zulu, prostituídas, desnutridas, barrigudas de verminoses, descalças, nuas ou semi-nuas, sem escolaridade, sem jeito, do jeito que dá e que "o diabo gosta"!!! INDIGNIDADE, já! HOJE, AMANHÃ ... queria a todas, justiças! Direitos preservados! AHHHHHHHHHHHHHH ... QUANDO VEREMOS SORRISOS REAIS? Quero ainda ter a certeza que o o Mundo evolui de fato! Sonho ter a certeza de um dia, ver toda e qualquer criança, PROTEGIDA e FELIZ! SONHO! ESPERO! Hoje não tenho sorrisos a ofertar! Tenho latente a indignação e a tristeza! E deixo aqui meu coração aflito! Também o meu pesar!
Rabisco o fruto. Como a palavra. Sapientia atrevida! Boca calada, fechada, lacrada? Que nada! Refluxo, com hora marcada: alma d e s b r a valente a doce amante.
Por onde andei agora? Rodeei o jardim da frente de casa, o da infância. Eu já amava flores, já as comia ... rssss ... Hoje como flores com os olhos da alma.E as busco no espaço sombrio da saudade,as jogadas ao chão, marcando um fim. E seus olhos distanciaram-se, viraram a esquina. E, elas, recolhidas foram, regadas de lágrimas. Comi-as também. Digerí-las? Acho que nunca. Na viagem do tempo, até a caixinha de música soou ... e por segundos, você novamente me encantou,rendeu-me, como naquele beijo roubado. Tempo marcado! Amor jovem, retomado.
Ser ou não ser ... Hoje é hoje, o resto é conversa!!!
"Tudo preparado para a partida, percebeu que lhe faltava apenas encontrar uma nobre dama para apaixonar-se. Um cavaleiro andante sem amores era uma árvore sem frutos, um corpo sem alma. ....Estava o nobre cavaleiro pronto para buscar a glória das batalhas e o gosto da aventura. Certa madrugada, saiu ao encontro das razões de seus sonhos. Completamente armado, montado no altivo corcel, lançou-se ao mundo."
(Dom Quixote/ Miguel de Cervantes/ adaptação de José Angeli )
Ser ou não ser Dom Quixote? Eis a questão!! Por hoje, monto meu altivo corcel ... Lanço-me ao vento! Corro atrás dos sonhos ... que parecem tão distantes ... Vou buscando batalhas, internas e externas ... eu chego lá! Hoje, é hoje! Amanhã?
Os olhos buscam um não sei o quê, um não sei onde ... Alma inquieta. Alma em dúvida. Alma sem respostas. Vazia? Jamais. Alma completa, ou incisa, discreta ou aberta. Alma de poeta!
A montanha ruge qual leão no cio! É linda, tão genialmente povoada, por seres tão únicos. E eu na janela do Mundo, vejo-a e a respeito. Queria chegar ao cume, rarefazendo o ar! E ... deixar meu olhar pousar em qualquer ponto ... Um dia, sei ,que serei águia num último vôo. Liberta! Única! E, repousarei. Tata Junq
Sonhos! Os pensamentos voam, em desalinho, múltiplos, porém serenos. O vento sopra forte, tem boca grande! E grande, também é meu amor. Chega, pensamento! Cheguem palavras ao vento: Amo você! Amo você! Amo você! E o vento balança meus sentimentos, sacudindo-os. Tornados-tormentos!
Deslizes, cicatrizes, vernizes nas palavras ... Tempo, ao tempo, tendo tempo! Senhor da verdade! Milagre existe? Onde a verdade? Certeza somente, do amor na saudade.
Hoje a saudade invadiu meu peito... Sabe aquela expressão? "Do jeito que o diabo gosta"? Pois é ... aquela lembrança que é doce-amarga, de momento belo e não pleno, com gosto de querer-covarde, com boca- de- silêncio, com lágrimas de despedida antecipada ... com som de bolero, com aperto de mão interrompido ... Ahhhhhhhhhhhhhh ... agora escuto Lulu Santos e Caetano ... *** " Nada do que foi será do jeito que já foi um dia ...tudo passa, tudo sempre passará ..." E, os dias correram e correm afoitos ou lentos ... E me pergunto, até quando? ***"Tudo sempre passará ... a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito ...tudo que se vê, num é igual ao que a gente viu a um segundo ...tudo muda o tempo todo no Mundo ..." E ... nada que foi, tem jeito ... foi, já era! ***"Não adianta mentir pra si mesmo ... há tanta vida lá fora e aqui dentro ... como uma onda no mar ... como uma onda no mar ..." Há vida aqui dentro ... há sopro de esperança, de pelo menos, uns segundos, uns minutos, de amor! Depois ... ahhhh ... o depois ... será como as ondas do mar, sequencial ... Dói a saudade do ontem, dói a saudade, já, do depois. Como paralelas, um dia seremos tangentes. E na linha do tempo, do eterno, seremos, um somente! ***"Não adianta mentir, nem fingir pra si mesmo ....agora ...há tanta vida lá fora ..." Sempre haverá vida! Sempre haverá encontro! ***"Como uma onda no mar ... como uma onda no mar ..."
Sei bem explicar o meu motivo. Eu os busquei e os fiz próximos ... e pareciam formar um par. Romântico? Olhos de sonhadora? Só sei que parei quando os vi. E o instante, fez-se mágico, único! E meu coração sorriu!
Eu sou, tu és, ele é! Na gramática, na semântica, na estilística, na vida, urbana, somos. Enjauladas? Arrojadas? Mal amadas? Mal humoradas? Tudo, menos, piadas!
Eu sorri, ele sorriu ... e pedi licença para fotografá-lo ... e ele fez um leve sinal com a cabeça ...e não perdeu a concentração ... pelo contrário, aprumou-se ... e continuou tocando lindamente ... E seus dedos mágicos, faziam-se canção. Como os dedos mágicos de um mágico? Como os dedos mágicos de um amante afoito ou doce? Sei somente ...que seus dedos eram canção. E era bom ouvir ... E era bom de ver ... E era um momento dele, o desconhecido, agora, conhecido.
Voilà: un peu de vin, larmes, la complainte l' évidence l' abandon. Laisser de rêver! Toast à l'éternel rêver, aujourd' hui arrêté. Désolé pour m'a jamais aimé.
Tata Junq
{Eis aí: um pouco de vinho, lágrimas, o lamentar do óbvio: abandono. Deixo de sonhar! Brindo ao eterno, sonhar, hoje estancado. Lamento por nunca ter- me amado.} Tata Junq
Sentei-me ao piano, teclei palavras. Dedilhei as cordas do violão, nasceram palavras. Batuquei na timba , soaram palavras. Tentei o violino,melodiaram as palavras. Tentei o bandolim, palavras. Tentei arpejar, palavras. Resolvi dedilhar esse teclado, na intenção das palavras em melodia. E elas se curvam em linhas retas, toantes, pensantes. Somam-se dançantes. Saltitam, falantes. De amor por você! Tc, tc, tc, tc, tc, tc ...
Ouço a canção:"Oração de um jovem triste" ... É um apêlo a Cristo. E meus pensamentos vagueam ... Os jovens não deveriam ser tristes! As crianças não deveriam ser tristes! Os velhos não deveriam ser tristes! Os homens e mulheres, de qualquer idade, não deveriam ser tristes, jamais! Mas ... as infelicidades acontecem, e nunca serão por merecimentos ... somente acontecem ...E não me perguntem o porquê. Tenho teorias, mas não certezas. Certeza tenho, de um querer imenso de bondade, e o o desejo dele chegar em cada coração em sofrimento. É isso ... a canção é triste. O amor que carrego no peito, é contente!