segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Pensamentando ...e cabem-me "ditos populares"... ENVELHECER,faz parte.



EN-VE-LHE-CER
SER
Ser capaz até quando?
Capacidades físicas e mentais,"envelhecem"de fato.
No entorno, todos concebem essas mudanças com respeito e paciência?
O ser humano está condicionado ao imediatismo em todas as esferas.
O Mundo caminhou a passos largos,tudo mudou ... e rapidamente resultados são alcançados de pronto.É o mundo-tecnológico.
Nem todos o dominam,principalmente pessoas mais velhas e afastadas dos grandes núcleos, cidades desenvolvidas.
E ser novo,sendo velho,é tarefa aprendida pra bem poucos.
E o mal ,do novo,é resistir às limitações dos velhos,operantes e inoperantes.
Um dia todos envelhecerão.
( Lógica,de um sequencial existencial.)

Gradativamente,envelhecemos.
Damos conta,vezes resistentes,de nossas limitações.
Mas surgem ...
Há quem se cuidou no tempo,mente e corpo,esperando que um dia,envelheceria.
Há quem se cuidou e o trágico o mudou ... doenças degenerativas.
Há quem sequer sabe das mudanças, porque sua mente busca passadismos ... doença,minha gente!
E há os que caminham com cuidados,não pra se eternizarem,porque isto jamais acontecerá, mas para ter uma vida em equilíbrios,usufruindo do que ainda podem estar inseridos.
Normalmente,a velhice é carregada de imprevistos.
E, cabem aos cuidadores orientar e acompanhar e fazer a vida de um ancião,ser menos dorida.
Quem os podem ter,ótimo.
( Membro da família ou um contratado,profissional.)
E aí,reza-se uma missa longa ...
( Diz o dito popular.)
O idoso fica no lar ou vai para uma instituição?
Vezes é difícil aos familiares,tomarem atitudes das internações.
Vezes é fácil,prático e cômodo.
E, aí... "é muito pano pra manga"!!!
Ficaríamos aqui a pensar,repensar,discutir pormenores ... e certo ou errado,é problema de quem enfrenta a situação.
Cada qual " no seu quadrado".
Já presenciei cenas ...de várias maneiras e situações.
Na maioria, discordei delas.
Cabe-me apenas o opinar,em nível de pensamento ... nada mais.
Desde que o Mundo é Mundo,a liberdade de ações,coerentes ou não,devem ser respeitadas.
Cada qual,tem dimensão "onde seu calo aperta."
Envelheço ...
Aliás,envelheci.
Sou uma idosa,pensante.
( Esta faculdade, é-me preservada.)
Grata sou,por ter uma mente,sã.
Fisicamente, já fui sequelada.
E, bem digo: - Não é uma tarefa fácil,ter limitações!
(Concebê-las,administrá-las.)
Entristeço-me diante dos descasos,que rondam os idosos.
Enraiveço-me, diante de desdéns e maus tratos.
E oro ao Poder Superior, "pra puxar meu tapete"...sem perder a consciência do que quero e que não quero.
SER LIVRE,SER JUSTA,AMANDO A VIDA E RESPEITADORA DE QUALQUER PESSOA,CONTINUAM SENDO OBJETIVOS E PRIORIDADES,MINHAS.

Bom dia,amizades!
(Virtuais & Reais )
Tata Junq

Sem comentários: