segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Do Projeto,Palavras ao Vento : Que lástima!

O Papai Noel é um personagem criado no século IV, por Nicolau Taumaturgo que, em sigilo, colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas dos que estavam precisando de ajuda na época do natal. Tornou-se santo e símbolo natalino, partiu da Alemanha, onde vivia, até se tornar conhecido por todo o mundo.

Curiosidades:

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

*** Penso que poderíamos ter ícones natalinos,bem brasileiros...
Assimilamos uma cultura,não nossa.
Mas ...Noel é do bem.
E,cá entre nós,o país corre riscos. Já temos muitos "Papais Noéis",na distribuição de "presentes" faz muito tempo.E há aqueles que estão com seus "sacos",cheios de grana alheia...
É, nosso País,é "quente",irremediavelmente,"infernal"! E tem muitos "Papais-Diabos",soltos,ainda.
Que lástima!
E as "luzes" continuam piscando em todos os lugares ...
E,
Ho Ho Ho
Jingle bells, jingle bell
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh ...
Vamos cantando ...rsrsrs...
É segundona,e a vida flui.
E muitos brasileiros "dormem no nosso Berço Esplêndido"!!!!
Tata Junq