domingo, 5 de agosto de 2012

PARA THIAGO



Começo assim ...postando o recado que recebi hoje ...e que tanto comoveu.
Ele tem dono, Thiago Lima.

"Nessa semana em que vieram à tona alguns pensamentos entre "sonhar", "buscar", "alimentar esperanças", recebi palavras (super bem escritas e verdadeiras0 da minha eterna e querida mestra Tania Junqueira Soares ...
E revirando aqui, na caixa de relíquias, me deparo com essa "prova", na qual a mesma me escreveu um texto que se encaixa perfeitamente com o que eu gostaria de ouvir!
TE AMO, OBRIGADO POR TUDO, PROFESSORA, PRINCIPALMENTE POR TER ME ENSINADO A TER PERSEVERANÇA
Nessa semana em que vieram à tona alguns pensamentos entre "sonhar", "buscar", "alimentar esperanças", recebi palavras (super bem escritas e verdadeiras0 da minha eterna e querida mestra Tania Junqueira Soares ... 
E revirando aqui, na caix
a de relíquias, me deparo com essa "prova", na qual a mesma me escreveu um texto que se encaixa perfeitamente com o que eu gostaria de ouvir!
TE AMO, OBRIGADO POR TUDO, PROFESSORA, PRINCIPALMENTE POR TER ME ENSINADO A TER PERSEVERANÇA E A PLANTAR E SEMEAR SONHOS AOS 11 ANOS DE IDADE!"




Perdi o que havia escrito a ele, no retorno ao seu post...
Mas quero deixar aqui registrado, quão importante foi ter lido palavra por palavra
 ...


Sabe, Thiaguinho ... permita-me chamá-lo assim ...
Sempre acreditei na força das palavras...e a importância que elas exercem na vida das pessoas . Há um compromissar-se com elas,.. porque calam fundo ...ou nos levantam ...ou nos derrubam ...e, ou ... mas nunca nos serão indiferentes ...
Junto a elas estão nossas atitudes ...exemplos, sempre.
Acredito no seu potencial intelectual ... mas orgulho-me do SER HUMANO, THIAGO!
Sabe por quê?
Porque vc tem a capacitação de ter um olhar de busca( além de passar conteúdos didáticos.)Vc busca o aprendiz, ser humano que vai ser lapidado,desenvolvido, para o Mundo.
E todos seremos, eternamente seres em construção.
Delícia é perceber que vc os vê,.. sobre outro ângulo,.. querendo respaldá-los e protegê-los ...seu olhar vai além ..desprovido de vaidades...é um olhar de amor-construtivo.
E, nossa! Fico feliz de ter podido ser uma contribuidora em sua vida, de forma benéfica.
Eu fui atitudes, porque tb fui aprendiz ...e recebi estímulos...
E o professor em questão,.. Argeu Viviane.Que um dia olhou-me, entendeu-me, fez-me "gente"...ao decretar-me uma escritora,( Poetisa.)Eu era tão jovem ...e ele espalhou meus textos ...pela escola.( Nas salas de aulas ...)E disse-me que eu era capaz, Fez-me acreditar na minha capacitação e emotividade...Senti-me importante e motivada ...(porque contraditoriamente) outro professor, em outra escola, havia-me decretado, incapaz.( Os dois da área de Língua Portuguesa)
Veja bem ...não importa a Área, agora ... eu era uma garotinha ainda ...acordando pra um viver ...
Quando tornei-me professora, tive atitudes e cuidados para não falhar neste aspecto ...optei por ser "construção".
Não tenha dúvidas que possa ter tido falhas ...ninguém é perfeito. Mas procurei errar menos.
Como disse a vc hj,não pense em "falhas", em "fracassos" ...essas palavras têm de ser banidas, literalmente.
Os jovens, parecem ser desligados...não os subestime...não são não!Eles carregarão as sementes, muitas vezes adormecidas e que um dia eclodirão.Portanto, o seu "PLANTIO"é e será válido, sempre.Nenhum semear é em vão!
É preciso que sonhem...que esperem por algo acontecer ..que resmunguem e que descontentem-se ...mas que sejam libertos em escolhas. A maturidade acontecerá naturalmente, na grande maioria. Outros amadurecem com as verdades duras e precoces da VIDA...
Mas vc sentirá o "dever"cumprido, porque não foi omisso e foi orientador e estimulador.
Não desista de nenhum deles ...faça-os acreditar que tudo podem ...mas que há limites, porque são seres sociais.
Torno a dizer ...estou feliz!
Professor, Thiago ...vc é um CONSTRUTOR!!!!Um CONSTRUTOR-BENÉFICO!
Parabéns por sua opção em SER SEMEADOR!!!!
Aguarde ...e verá os resultados das sementes lançadas!
Mas não se frustre ...se tiver notícias de terrenos inóspitos ainda ... um dia ..quem sabe?!
Todos aprendemos, de alguma forma.
Se pudesse estar junto, dar-te-ia o melhor abraço, com muito orgulho, desprovida de vaidades...porque se doei, também recebi.
Aprendemos, amigo...a cada dia de convívio.
Obrigada por fazer parte de minha vida.

Tata Junq

1 comentário:

Unknown disse...

Minha querida amiga e SEMPRE Professora, Tania!
Já não há mais palavras para agradecer por tudo que me escreveu nessa e em outras publicações e principalmente por ter me ajudado a escrever a minha história.
Nada é por acaso e não foi à toa que convivemos juntos no nosso saudoso Ateneu! Só devo a agradecer por você ter sido perseverante desde pequena (ainda bem que você não deu ouvidos aos professores que tentaram vetar seu dom), pois assim, me ensinou que mesmo que a batalha pareça ter sido vencida ou perdida, não devemos desistir!
Obrigado também pelos elogios e por fazer com que eu acredite em mim mesmo, que vale a pena sonhar com um mundo utópico e com jovens que farão a diferença, por mais que eu seja imediatista, querendo a maturação quando ainda não estão abertos ou preparados para isso...
Encerrando, obrigado por ter me ensinado que as palavras e a língua vão muito além das regras gramaticais e sintáticas (tão bem explicadas), mas principalmente servem para tocar o mais profundo de cada indivíduo!
TE AMO, SEMPRE!!!