sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

" DEFICIÊNCIA", "DEFICIENTE" ...

"Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.

O termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado por algumas ONGS e cientistas sociais inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se
tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Muitos, entretanto, consideram que essa tendência politicamente correta tende a levar os portadores a uma negação de sua própria situação e a sociedade ao não respeito da diferença. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e pode promover, segundo muitos estudiosos, o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa.

A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. A Educação especial tem sido uma das áreas que tem desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas, no entanto, a educação regular passou a se ocupar também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)



Belo impasse!
Metaforizando, "belo", no seu sentido enfático,determino meu juízo de agora.
Difícil abordar os significados das palavras ...porque formam "contextos vivos" ...e adequam-se às sociedades ...
Agora, são registros, nada a negar!
E precisaríamos estudar cada região, pessoas, países ... e vou mais fundo, temos de levar em conta, "a cabeça" de cada um...com seus valores e juízos.
E de uma certeza, não posso negar: meu país, é discriminador!E passem "pente fino" em todas as regiões ...e tenham a coragem de admitir nossas "deficiências" ...somos humanamente-deficitários, porque pré-julgamos, porque temos olhos de "peneiras",sempre selecionando,filtrando seres.Aquele serve, aquele não serve, aquele aquilo, aquele isso ...
Na verdade, num "to" nem aí ...para terminologias!!!!
Preocupo-me, sim, com as pessoas, sejam elas quais forem e como forem ...
Quem não é um "atípico"?????
Que eu saiba, ainda o seres humanos não estão sendo fabricados em série, com controles de qualidades, e nem estamos falando em filmes-criativos, nem em qualquer situação imaginária.
As oportunidades, direitos e deveres, cabem a qualquer criatura deste Planeta.
Outros sins,cabem os "encaixes" de qualquer pessoa na sociedade.
Saber lidar com limitações ... quem sabe?
Olhar sem desprezo às limitações, quem sabe?
Olhar suas próprias limitações, quem sabe?
Dar conta de que a sociedade tem de evoluir em todos os sentidos e fazer o seu papel, fazendo sua parte no respaldo de cada necessidade, eu também sei ... e daí????
Daí...é que fico "puta" da vida, com quem é discriminador, e que se acha dono de verdades e julga-se superior!!!!
Então, digo alto e bom sommmmmmmmmmmmm: SOU DIFERENTE,porque nunca serei IGUAL. SOU ATÍPICA, SOU DEFICIENTE, SOU TUDO, SOU NADA, SOU ...e daí?
SEI QUE NÃO SOU MELHOR OU PIOR QUE ...SÓ SOU, O QUE SOU.
TODOS SOMOS!
E do ponto de vista da FRATERNIDADE, NÃO NOS CABE JULGAR, MAS FAZER UM MUNDO MELHORADO!!!!
Então, "ÓIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAA"!!!!!!
CUIDADO NOS JULGAMENTOS!!!!!
FAÇA O SEU MELHOR!!!!
FAÇA SUA PARTE, NA "CONSTRUÇÃO"!!!!!!
MAS ....FAÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
DEIXEMOS DE SONHAR, APENAS, COM UM MUNDO MELHOR!!!!!


Tata Junq

*** "Pessoa com "necessidade especial", terminologia sugerida por Washington Luiz da Silva.


***** Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não refere-se apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.