sábado, 4 de outubro de 2008

Envelhecer ...


Envelhecer é uma Arte, nem sempre agradável ou compreendida pela sociedade. E é com pesar que sabemos o quanto é dolorido pra muitos idosos o descaso, a falta de solidariedade e amor.
Uma das maiores queixas é a solidão. Daí, um passo para a depressão e todas as descompensações emocionais e físicas.
Para exemplo, cito o Grupo da Melhor Idade do Jardim Popular. Uma comunidade que investe no amor, na vida. Tenho orgulho de fazer parte dela. Aprendo cuidados para o envelhecer do corpo físico, que não acompanha o espírito jovem, que permanece fiel, com cuidados especiais : canto, ginástica, criações, dança ... E pra quem envelheceu a alma, trata-se para recuperá-la, harmonizá-la. É um trabalho conjunto.
Os dias, as horas, passam com alegrias e atividades. Vivemos, literalmente.
Conheço outras comunidades, que também cuidam dos idosos, com o mesmo propósito de amor. Tão bom seria que a família do idoso se comprometesse com ele, também. Tivesse o olhar atento aos problemas emocionais e físicos de seus pais, avós ... muitos só querem atenção, carinho e, sofrem com a falta de afeto declarado, participativo. E pensar que todos doaram suas vidas, sempre. Partilharam, viveram, criaram seus filhos, muita vez com dificuldades, mas com muita abnegação. Doar, sempre foi pensar no outro, viver por outro, fazer pelo outro. E os pais, na sua medida, nas oportunidades, fazem por seus filhos, sem esperar pelo retorno. Mas a cumplicidade, tem de existir sempre, A atenção se faz necessária. Um telefonema, um beijo, um abraço, um "eu te amo"...tantas atitudes de carinho possíveis ... muita vez disperdiçadas pelo corre-corre diário ... e , lamentavelmente , também pela falta de amor, de alguns.
Bom saber que a sociedade, o governo, hoje têm outro olhar e cuidados para com pessoas que envelhecem. Basta saber dos direitos do idoso "É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade." (Estatuto do Idoso- cap.I, artº 9º).
O Brasil envelhece!
Não é mais possível mantermos uma imagem negativa, nefasta. A velhice não é feia! Precisa ser tratada, sim!! Precisa de cuidados especiais, sim!!!
Precisa, sobretudo, de amor!!!!!
Tata Junq